Dúvidas Frequentes

A pós-graduação lato sensu compreende cursos de especialização, com duração mínima de 360 horas, nos quais se incluem os cursos designados como MBA - Master of Business Administration. Diferentemente da pós-graduação stricto sensu, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Os cursos de especialização da UTFPR têm por finalidade capacitar, ampliar e desenvolver conhecimentos e habilidades em áreas específicas do saber, incrementando a produção técnico-científica através de elaboração de Trabalho Final de Conclusão de Curso.
Não, pois de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, os cursos são oferecidos somente aos candidatos diplomados em curso superior.
A taxa de inscrição é devolvida ao aluno no caso de o curso ser cancelado. Se o motivo for desistência por parte do aluno, não há ressarcimento desta taxa. Caso o candidato se inscreva e não efetue o pagamento, o boleto bancário será cancelado.
Sim, é possível fazer o cancelamento através do preenchimento do requerimento e encaminhamento do mesmo para a secretaria geral.
O aluno paga a mensalidade até o mês em que o curso foi cancelado.
Sim, conforme especificado e informado no ato da contratação do curso.
Não, porém você pode solicitar a desistência do curso. Se houver a edição do mesmo curso, no prazo de 5 anos há a possibilidade do aluno retornar e solicitar a equivalência das disciplinas já cursadas.
Indo diretamente à Secretaria Geral (Bloco "K", próximo a entrada pela Rua Westphalen) ou fazendo o "download" do formulário através do nosso site através do menu Aluno>Documentos>Requerimento
Pós Lato Sensu - Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais, nos quais se incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration), oferecidos por instituições de ensino superior, independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.
A pós-graduação stricto sensu compreende programas de mestrado e doutorado, também abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.). Contudo, diferentemente da pós-graduação lato sensu, ao final do curso o aluno obterádiploma. Além disso, os cursos de pós-graduação stricto sensu são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, previstas na legislação - Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002. Os cursos de mestrado e doutorado da UTFPR visam à formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento e para a produção de conhecimento científico.
Os portadores de diplomas de cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnologias) que atendam às exigências do Edital de Abertura do Curso pretendido.
Apenas Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação, nas áreas em que possuem competência, experiência e capacidade instalada. Você pode consultar as instituições cadastradas no MEC aqui.
Sim. A UTFPR é credenciada pelo MEC (Lei 11.184 de 10/10/2005) e seus cursos atendem às disposições da Resolução CES/CNE n.º. 1, de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
Não, as bolsas existentes são vinculadas somente aos cursos de graduação e pós-graduaçãostricto sensu (mestrado e doutorado).
A inscrição e matrícula devem ser realizadas nos locais, horários e conforme instruções descritas no Edital de Abertura de cada Curso. O Edital de Abertura é publicado tanto no portal eletrônico do câmpus de oferta do Curso quanto em veículos de circulação local. Conheça os câmpus da UTFPR e os cursos de especialização ofertados clicando aqui.
Sim. A procuração deve ter firma reconhecida a fim de garantir a autenticidade da mesma evitando fraudes como falsificação de assinaturas ou utilização indevida da procuração pelo mandatário.
O prazo de inscrição de cada Curso é definido em Edital, o qual é publicado tanto no portal eletrônico do câmpus de oferta do Curso quanto em veículos de circulação local.
Sim. É necessária a apresentação destes documentos, que comprovarão que você concluiu um Curso de Graduação. Após, você deverá assinar um termo de compromisso para entrega de cópia do diploma até o término do curso.
Sim, desde que as atividades dos cursos não sejam simultâneas.
Após efetivar sua matrícula, você receberá um número de registro acadêmico e uma senha para acessar o sistema acadêmico on line.
Após efetivar a matrícula, você pode fazer requerimento no DERAC (Departamento de Registros Acadêmicos).
Não. O ingresso aos cursos de especialização da UTFPR é realizado apenas por meio de seleção realizada conforme descrito no Edital de Abertura de cada Curso.
Não. O corpo discente dos cursos de especialização da UTFPR é composto apenas por alunos regularmente matriculados nos mesmos.
A avaliação do rendimento acadêmico será realizada por meio: atividades presenciais e/ou não presenciais (trabalhos, exercícios, atividades práticas etc.) e frequência. Considera-se aprovado o aluno que obtem presença nas aulas igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e Nota Final (em cada disciplina mais o Trabalho de Conclusão de Curso) igual ou superior a 7,0 (sete).
Sim. A viabilidade do curso está condicionada ao número mínimo de inscritos, que varia conforme as necessidades específicas (laboratórios e outros recursos) de cada curso.